1 de dezembro de 2010

O SINDROME DA AVESTRUZ I

É publico o que penso de Luís Ameixa, da sua liderança e inércia políticas. Para mim não é novidade que se desresponsabilize de tudo e perante todos, que fuja das questões com a habilidade de o fazer entre as gotas da chuva. Mas neste caso julgo que atingiu o cumulo do ridiculo político. Mais uma "vez nem é carne nem é peixe" exigindo aos outros que sejam qualquer coisa.

Em oito anos (sim oito anos!!) de presidência da federação socialista no Baixo-Alentejo e de deputado nunca deu um sinal de solidariedade aos problemas da região, inclusivé abdicou, levianamente, da defesa do Baixo-Alentejo, acumulou argumentos despropositados sobre educação, saúde, agricultura, desenvolvimento e projectos estruturais. Revelou uma atitude acima dos outros, não digo autista mas de soberba, considerando-se a inteligência regional projectada a partir da Assembleia. E contribuiu, com silêncios, inércia e fragilidades de liderança para o esvaziamento da influência da região no contexto do Alentejo e até do país. Hoje o PS/Baixo-Alentejo não é respeitado, não mobiliza os seus militantes e muito menos os Baixo-Alentejanos.

Perante as vitórias surge como general-paladino e ante as derrotas não se coíbe de responsabilizar os outros. No dilema entre a defesa da realidade regional e as criticas ao governo escolhe não hostilizar quem lhe garante o percurso político que deseja alcançar, o PS nacional e por enquanto Sócrates. É um exemplo de caciquismo retrógado, que alimenta uma máquina satisfazendo ambições, que esvazia o debate das ideias porque não lhe interessa que surjam os que têm pensamento, que se esquiva dos problemas políticos para não se comprometer. Será, na história do PS, e o tempo o testemunhará, o líder que esgotou a militancia e que perdeu a região. Ilude-se governando um partido como se fosse uma sociedade recreativa, com respeito por estes dirigentes amadores da coisa pública.

Em suma, o PS está mal servido de líder e a região de deputados. Já o escrevi e disse muitas vezes. E repito, por convicção e demonstração do próprio. E repito-o ainda, reforçando o que digo para que todos percebam que o PS e os socialistas no Baixo-Alentejo não são aquilo que o Luís Ameixa está a querer demonstrar que são.


Sem comentários:

Enviar um comentário