11 de março de 2009

Praxes...



Num passeio suave pelo centro da cidade, enquanto sol nos delicia o espírito, assisti a uma cerimónia de praxe que alguns caloiros e outros veteranos promoviam com gritos e disparates, para que a humilhação seja mais vincada. E quanto mais triste a figura maior o entusiasmo e a euforia perante o olhar pasmado dos traseuntes anónimos. E nestas coisas o ridiculo toma conta de uma geração em formação superior, como se isso fosse condição para a sua classificação e vocação profissional.


Pessoalmente considero a praxe um desperdicio de energias, uma extemporância afirmação de adolescência, e nada, mesmo nada, tem a ver com o espirito académico. Sou contra, mas tolero e passo ao lado. Sou tolerante, mas não posso deixar de avaliar uma atitude humilhante.


E o que me parece ainda mais grave é o facto dos veteranos, que passaram por aquilo, serem os maiores gozadores do momento, os agitadores de uma pretensa superioridade que ao que parece lhes é conferida pelos anos de curso.


Muitas vezes se questionam os resultados pedagogicos, o conhecimento adquirido numa formação superior. não me parece que os indices sejam desculpáveis com as praxes, mas que estas espelham uma sociedade académica provinciana...

4 comentários:

  1. Meu Caro e Amigo Jorge.. esta é uma guerra que há muito "comprei"!
    As praxes são parvas e tontas. Ponto final paragrafo. Uma tolice. Como muitas outras da juventude: coisas da idade.
    Mas e é importante que isto que fique claro: apenas participa quem quer. Sem medos nem coacçoes. E onde muitos de nós vemos humilhação, eles percebem que são simples brincadeiras. E estabelecem-se entre caloiros e veteranos bonitos laços de amizade. Eu sei do que falo; eles também...

    ResponderEliminar
  2. H: Claro que participa quem quer, e até compreendo que os laços de amizade se estendam pela vida. Mas parecem-me as humilhações exageradas e as manifestações do ridiculo outro exagero. E acredito que isso seria desnecessário para o espirito academico e para a formação, intelectual e até das amizades.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Completamente de acordo!

    Votos de bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  4. @ Ricardo Cataluna: Bom Fim de semana!

    ResponderEliminar