4 de fevereiro de 2009

Brisa Fresca: de verdade e transparência

Foto: Rádio Pax


A polémica em torno da adesão irregular da Câmara Municipal de Alcácer do Sal (CMAC) à Associação de Municípios do Distrito de Beja (AMDB) esgota-se no caso em que esta associação já não existe e também no facto de ser inconsequente agir na regularização do que seja, depois de sete anos. No entanto, poderia o PS, na altura prejudicado na sua acção governativa da AMDB, requerer a nulidade dos actos deliberados, e muitas foram as polémicas. Mas isso seria, como diz o povo, “chover no molhado”. Há ainda uma questão: fica comprovada a importância de se cumprir a lei, de a aplicar com rigor e acima de quaisquer interesses partidários de gestão e de equilíbrio de poderes. Serve a prova para o PCP, e não só.
No meio desta confusão surge uma voz moderada e corajosa: Lopes Guerreiro, na altura Presidente cessante da Câmara Municipal de Alvito, declarou à Rádio Pax que nessa reunião “sensibilizou” os seus camaradas de partido (PCP) para que não votassem, naquelas circunstâncias de gestão corrente, a adesão da CMAC. Fê-lo por “respeito ético e espírito democrático”. E que no final acabaram por votar favoravelmente a proposta para “acatar a orientação e a disciplina partidária”. E a partir daqui não é preciso acrescentar mais nada quanto às responsabilidades.

A sua atitude não me surpreende. Do que lhe reconheço Lopes Guerreiro é um homem de valores, com princípios e pensamento próprio. A sua coragem de dizer as coisas, mesmo quando são incómodas para o seu partido, nasce de uma vontade de construir em vez de destruir. E é de registar estas declarações e o sentido de verdade que Lopes Guerreiro trás à política. Dirão alguns: só o beneficia! Também, mas o facto é que nos beneficia a todos, sobretudo uma classe política desacreditada.

E numa altura em que é fácil dizer mal dos outros, desvalorizar os que pensam diferente dos colectivos, de criticar por rótulo partidário as pessoas, parece-me justo elogiar Lopes Guerreiro e agradecer-lhe este esclarecimento incómodo. Seria bom que o PCP o soubesse fazer também. Reconhecendo os seus erros e valorizando os seus quadros de extraordinária competência ética e intelectual.

10 comentários:

  1. Curiosamente fiz uma reflexão mais concisa mas muito similar!

    ResponderEliminar
  2. @ H: Li agora a tua adenda no post que já antes tinha comentado. De facto o valor das pessoas está na sua acção e isso é condição para merecer elogios. Independentemente das ideologias ou dos raciocinios. LG tem muitas coisas com que não concordarei, mas o seu "chamamento das coisas" simples é notável.

    ResponderEliminar
  3. Só agora tive conhecimento deste blogue e do texto sobre mim, que registo com agrado, principalmente por vir de quem vem.
    Um abraço
    LG

    ResponderEliminar
  4. @ LG: Agradeço a sua visita neste blogue que espero regular. A sua posição neste caso, e em muitos outros, são exemplos de respeito e de uma atitude honesta de que a política carece.

    Um abraço JB

    ResponderEliminar
  5. Eu também admiro muito o Lopes Guerreiro e farto-me de recomendar o seu /nosso ALVITRANDO,mas há uma situação em que ainda não vi a habitual frontalidade do Lopes Guerreiro funcionar. Em tempo algum criticou a eternização no poder local, do seu amigo de estimação Caeiros, queimando tudo à sua volta. Mais as batatas quentes que cá deixou antes de sair pela porta pequena, ainda não lhe mereceram uma única citação menos favorável. Estou a lembrar-me da maior acção de propaganda para a venda de ilusões jamais realizada em Castro Verde.O tal grande projecto da Cavandela de 500 milhões de euros, e que até há pouco, constituia uma das principais apostas do munícipio ( SUBLINHO APOSTA DO MUNÍCIPO ) para recuperar os 12.000 habitantes, que já teve na década de 50 do século passado, a constantetemente adiada ZAE, com mentiras à mistura sobre a compra de terrenos, etc, etc,etc... E MAIS ALGUMAS ONDE SE REBENTOU COM 8 MILHÕES DE EUROS DE DERRAMA COBRADAS ATÉ FINAIS DE 2007. A DERRAMA COBRADA EM 2008 QUE FOI DE 4,8 MILHÕES, AINDA NÃO FOI GASTA, ESTAVA EM SALDO NO FINAL DO ANO DE 2008, E SERÁ INVESTIDA AGORA PELO NOVO PRESIDENTE.
    Esperemos que seja mesmo bom investimento!
    Será que ele já falou com seu amigo, olhos nos olhos sobre estas matérias?
    É que se o fez não teve a frontalidade de partilhar connosco, o que seria um acto de grande coerência e grande frontalidade.
    Fico à espera, mais vale tarde do que nunca...

    ResponderEliminar
  6. @ M.A.Domingos: Desconheço se LG alguma vez se pronunciou sobre esse assunto, mas julgo que não será uma questão de falta de frontalidade ou de coerência: em situações bem mais incómodas disse o que disse, sem receios. Agradeço-lhe o relato sobre uma situação que é desconhecida, ou pouco falada. E no que respeita à limitação de mandatos sou defensor de que essa se aplique em todos os cargos electivos.

    ResponderEliminar
  7. manel esta história do caeiros ja xateia. Muda de assunto ou então cala-te. Fmestre

    ResponderEliminar
  8. Fmestre nunca nenhuma história tua me chateou, e estou muito contente com as notícias que recebo sobre ti. Não mudes de assunto, se assim o entenderes, e nunca te cales. Um abraço amigo sempre!

    ResponderEliminar
  9. Meu bom amigo, sobre essse asssunto, acho que já cansa.e também penso que mereces mais do que viver em função disso.Tens tantos conhecimentos e vives preso numa pessoa. DEixa isso e vai em frente.Já reparaste o que tens perdido de opinião, participação em tanta coisa importante aqui para a gente do Alentejo. Parabens!!!!FMestre

    ResponderEliminar
  10. Mensagem recebida. A luta continua... até ao dia em que os enganados consigam perceber que o rei andava mal enroupado.
    São já 52. Obrigado pelos parabéns. Um abraço e força FMestre.

    ResponderEliminar