4 de janeiro de 2014

NÓS TAMBÉM


Quando a noite segue o dia é o crepúsculo que se esgota nas paredes brancas. E faz descer na calçada cinzenta uma luz que se apaga lentamente. Como outrora faziam os candeeiros a petróleo. E as velas que ardiam até ao fim, também.
A rotina repete-se crepúsculo após crepúsculo. E raramente damos conta do hábito que nos molda. Que nos transfigura, como figuras únicas. Egocêntricas. Sem a preocupação de conhecer o que rodeia o corpo. Sem olhar as casas na cidade. Sem caminhar nas ruas da comunidade.

Há uma resignação que tem o tamanho da existência. Que se esconde, bem escondida, na rejeição da certeza. É a desculpa. E é essa a fragilidade que nos leva o espirito. Que não servindo para mais nada é a justificação para os silêncios. Para a inércia.
Falta-nos o sentido da comunidade. O envolvimento recíproco. Assim como falta o ar nas tardes quentes de Verão. Quando respiramos aos poucos. Pouco de cada vez. E o espirito adormece. Perde-se nas conversas fúteis que desviam as atenções. Esgota-se na injustiça da culpabilização dos outros.

E assim vamos construindo o nós! Em plural pequeno. Apenas formal. Que renúncia à história. Sem identidade. Assim como o crepúsculo queima a luz na calçada cinzenta também nós perdemos a oportunidade. Sem consciência. E essa falta de consciência faz-nos ignorar a predestinação. Desejar mais. Mover forças e vontades. Encontrar caminhos comuns. Construir pelo que nos une: a cidade, que somos nós também!
E a cidade precisa de pensamento. De divergência. Da contrariedade. Como o dia se opõe à noite, genuinamente. E precisa de nós. Das diferenças. Do futuro que renasce pelo crepúsculo matinal. Sem preconceito.

Precisa! E nós também! De orgulho. Sim, de orgulho. Sentimento que nos une, recrutando olhares brilhantes e peitos cheios. Como uma honra, um privilégio que encoraja os cidadãos.
Falta-nos esse brio. E precisamos dele para seguir em frente. Para abrir os campos na cidade. Estender as casas e as ruas. Enche-las de gente com risos e vozes. Destapar janelas e amanhãs.

Sem comentários:

Enviar um comentário