15 de fevereiro de 2011

OS ENGANOS DAS COISAS ÓBVIAS



Entre celebrações e distracções de S. Valentim o Presidente da Câmara Municipal de Vidigueira, Manuel Narra, anunciou a criação de uma Empresa Municipal para o fornecimento de refeições a alunos e entidades de solidariedade social. Esta decisão é criticável por várias razões. Mas sobretudo porque há pouco mais de um mês o seu presidente defendeu a reestruturação das associações e empresas intermunicipais como medida de contenção de custos e de combate à multiplicação de poderes e de serviços. Pois bem, na altura duvidei da boa vontade dessa pretensão por me ter habituado à contradição. E aqui está a prova fornecida pela voz do próprio.

Discordo desta decisão por defender que as autarquias e as suas associações e empresas devem repensar as suas estruturas e adaptá-las a uma nova realidade. Não defendo que acrescentem novas estruturas quando se exigem restrições. Mas também porque defendo que existindo instituições particulares de solidariedade social, eventualmente apetrechadas para prestar este serviço - porque já o prestam - então fará sentido reforçar a capacidade dessas instituições contratualizar com as mesmas o fornecimento de refeições: criam-se mais postos de trabalho, locais como quer o sr. presidente, e dinamiza-se a economia social do concelho.

Para além de tudo não entendo como uma empresa municipal de catering pode subsistir no seio de uma autarquia, nem tão pouco como se justifica tal decisão. Mas enfim, este é o problema maior, é esta a qualidade de liderança política que temos: contraditória, impulsiva, populista e incapaz de criar soluções adequadas e para o futuro. Mas será que a ambição de uma candidatura à Câmara de Beja justifica tanta demagogia? E o PCP, reve-se numa governação deste tipo?

4 comentários:

  1. Ia pegar neste assunto.
    Subscrevo integralmente o teu ponto de vista.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. João: Obrigado. De facto começa a faltar paciencia para tanto disparate. Julgar-nos-ão tolos?
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Afinal a "Empresa" trata-se de uma cooperativa e sim, verificadas as condições locais, parece mesmo ser a melhor solução.
    Para perceber é preciso ir verificar, não basta mandar uns bitaites de "axismo" e penser que se tem razão.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo: Quem divulgou a "empresa" foi o Sr. Presidente Narra, não a inventei. Quanto a ser melhor solução não me parece. E julgo ainda ter o direito à opinião.

    Empresa ou Cooperativa é não é mais que um acréscimo de estruturas às existentes. Ou será que para umas coisas as razões têm uma validade e para outras não?

    Quanto ao achismo poderia comprovar uma vasta experiência na área, mas não parece ser esse o seu interesse.

    ResponderEliminar