A Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo inaugura hoje a Loja Social. Segundo noticia a Rádio Pax “a loja social divide-se em várias valências como os Bancos Social, solidário e de voluntariado, a equipa móvel e equipa de tratamento e recuperação de bens materiais.”
Esta iniciativa é louvável por vários aspectos que convém referir: manifesta não só uma preocupação social, bem como, uma atenção e visão política adequada às exigências socio-económicas da actualidade; reforça a capacidade de resposta social da autarquia; promove a participação dos munícipes na resolução de problemas e no apoio solidário; inova através do conceito de respostas integradas e directas; garante um suporte regular de socorro às necessidades diagnosticadas.
Se reflectirmos bem sobre os desafios que se nos colocam nos próximos anos, entre uma a duas décadas, percebemos com facilidade que o combate às desigualdades sociais deixará de ser função assistencialista e passará a ser factor de desenvolvimento económico. E as responsabilidades das autarquias são cada vez maiores e mais urgentes, quer como orientador local das políticas sociais, quer como interventor directo na apresentação de respostas sociais. E a esta responsabilidade a CM Ferreira do Alentejo disse sim! E perante este encargo político a CM Ferreira do Alentejo soube estar à frente do debate e das ideias e executar, sem acanhamento, uma medida que serve de exemplo para outros autarcas.
Promover iniciativas deste género valoriza a causa pública e enaltece quem as pensa e executa. É meritório relevar as boas práticas e os melhores exemplos políticos. É justo reafirmar o princípio da acção na solidariedade, para benefício da sociedade.
26 de janeiro de 2009
Acção na Solidariedade
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário