4 de fevereiro de 2014

NÃO VALE TUDO


Hoje um enorme regozijo tomou conta de algumas pessoas em Beja. Apenas porque Jorge Pulido Valente (JPV) é candidato finalista ao cargo de director-geral da Direcção Geral do Património Cultural (DGPC). Uns porque o desejam ver pelas costas, outros porque observam nesta candidatura um desvio ao percurso político.
Na verdade estamos a falar de um alto cargo na administração pública sob a tutela dos governantes PSD/CDS.

Mas nesse regozijo há várias precipitações: é absolutamente legitimo que na sua qualidade de funcionário público, com curriculum (já lá vou!) se candidate ao cargo; não se pode confundir nem limitar as opções políticas de um cidadão com a sua ambição profissional; muito menos se pode atacar um cidadão porque este entende, bem, progredir na carreira; e finalmente porque se trata de um concurso público e não de uma eleição.

Mas observemos o lado apreciável do processo: JPV é funcionário público, se não me engano é licenciado em história, tem um curriculum enriquecido como director regional do ambiente, administrador da EDIA e presidente das câmaras municipais de Mértola e de Beja. Todos cargos exercidos com a marca do PS. Ou por nomeação ou por eleição. E isso quer dizer apenas o que está escrito. Nada mais.

Mas há mais. Vejamos alguns exemplos: sabemos que JPV tem conhecimento de causa na área do património cultural. Conhecemos o trabalho que realizou em Mértola. A sua ligação e pensamento sobre o Museu de Beja, que considera ser possível resolver exactamente pela direcção-geral que se propõe dirigir. E esta é uma excelente perspectiva. E por mim, só isto faz merecer a escolha do secretário de estado.

Pois, enganam-se aqueles que apenas enfatizam a maledicência. Nisto da política não vale tudo. Não esperem por uma direcção-geral sombra caso JPV não seja o escolhido. Nada disso. Não vai haver espectáculo. Nem camarote. Este é apenas um momento normal dos concursos públicos para dirigentes da função pública. Apenas isso. E absurdamente legitimo!

Sem comentários:

Enviar um comentário