5 de outubro de 2010

António Champalimaud: Legado para um País


Aos 17 ou 18 anos li a biografia de António Champalimaud. Fascinou-me, então, o percurso e o modelo de vida do empresário multimilionário; a sua inteligente capacidade de antecipar e antever o progresso. Como o próprio reconheceu "que se saiba nenhum empresário de sucesso chegou a santo", revelando a noção exacta do seu papel no mundo e o valor da sua vocação. Mas foi sem dúvida um dos maiores empresários portugueses, um dos mais notáveis empreendedores contemporâneos nacional.

O seu mérito deve ser motivo de orgulho para Portugal, sem prejuizo de lhe reconhecer os eventuais defeitos apontados. E num país habituado a elogiar os outros fenómenos de sucesso empresarial - sem questionar os percursos - seria importante reconhecer o de um português aventureiro e resistente que soube vingar no mundo inteiro.

Mas para além da prova do sucesso empresarial de AC o seu legado ficará na história como uma das mais sensíveis e altruistas doações em Portugal: na sua morte - pesada e sofrida por uma doença prolongada - AC decidiu criar uma Fundação, atribuindo-lhe mil milhões de euros para fomentar a investigação e premiar o mérito.

- E esta atitude, vinda de homem cujo país democrático o perseguiu e obrigou a refazer a vida no estrangeiro, é louvável e um ensinamento sábio das convicções e dos valores que por ora escasseiam.

Hoje, 5 de Outubro, inaugurou-se o Centro de Investigação Biomédica António Champalimaud, constituindo em Lisboa um novo pólo mundial de investigação e de combate às doenças, num edificio construido para o propósito e com equipamento de ponta para servir de apoio aos 400 médicos e investigadores - de várias nacionalidades, da élite mundial.

António Champalimaud serve como exemplo - goste-se ou não da figura - para os portugueses, os empresários de sucesso e a sociedade em geral: é possível partilhar e contribuir para o bem da comunidade, sem fronteiras, sem interesses.

A par com a inauguração das cem escolas, a abertura do Centro de Investigação António Champalimaud é um sinal forte de esperança e de futuro para Portugal no dia em que se celebram cem anos da República.

1 comentário: