23 de maio de 2009

Nós europeus, também!


Começam hoje as eleições europeias. Em castelhano e em português, como manda a boa vizinhança e o interesse de uma Europa onde o iberísmo seja, no futuro, uma mais valia para o progresso das políticas e das ideias.

E tal como no conjunto os estados se unem nos interesses maiores também as regiões o devem fazer. Porque a Europa ainda é a estrutura económica e política das regiões, que se pretende desenvolver na proximidade do povo e em prol das expectativas dos cidadãos da europa.

Por isso a necessidade de validar as escolhas e de direccionar a governação da europa baseia-se no voto diversificado dos cidadãos, independentemente das nacionalidades ou das culturas sociológicas que os definem. A europa que se pretende construir e que vai no caminho há muito ambicionado do federalismo e da união política precisa da participação de cada um de nós. E a participação dos baixo-alentejanos é igualmente decisiva e importante, tanto como a dos europeus de Paris, de Londres, de Berlim, ou de outra cidade qualquer.

Muitos de nós ignoram e outros fazem por esquecer que as vantagens financeiras da Europa têm permitido à nossa região construir as bases para o progresso: as barragens e as estradas, os instrumentos de apoio à conversão agrícola, as novas tecnologias e o apoio estrutural à qualificação e formação, os incentivos às empresas e aos novos modelos associativos marcam hoje, de forma mais discreta ou não, a importância da Europa no nosso quotidiano.

É então que se torna fundamental participar neste acto eleitoral, mesmo que a opção seja a de crítica e de discordância usando as opções de voto de protesto. Mas participando! Porque nós baixo-alentejanos somos também europeus.


2 comentários:

  1. Olá! Esperamos comentários seus aos resultados eleitorais das europeias em Beja.

    ResponderEliminar
  2. @ Anónimo: Já está. Espero ser claro...

    ResponderEliminar